sábado, 18 de fevereiro de 2017

O arco Islamico em ferradura

Situado no interior do arco da vila, constitui uma das principais entradas em cotovelo na cidade de Faro e remonta ao século XI

O arco de ferradura é uma das muitas formas que este elemento construtivo pode apresentar. Tem uma característica específica: o arco continua depois das suas nascenças, descansando nas impostas, para além da linha que contem o centro da circunferência. Dos Visigodos passou à arte Hispano-Muçulmana e, dali passou à arte moçarabe e à arte mudejar. Os historiadores dividem se quanto á sua génese:

- Gomez-Moreno, considera o arco de ferradura de origem peninsular e anterior a invasão árabe.
- Auguste Choisy considera que o arco aparece pela necessidade construtiva de se fazer um recuo nas nascenças, para colocação da cofragem.
- Henry Martin conclui que a arte árabe importou da Pérsia as cúpulas, os arcos de ferradura e os arcos polilobados.
- Creswell considera que este arco foi ditado por primitivas estruturas de madeira em que uma cobertura de bambu foi curvada. Esta estrutura terá sido copiada nos templos cortados nas rochas, da Índia.

No período das invasões barbaras, a Península Ibérica albergou os visigodos e admitiu o seu domínio mas sujeitou-os à sua cultura, porquanto a estrutura nómada deste povo, não permitia que a tivessem. Foram um povo que se arrastou ao longo da Europa em convulsões sucessivas de guerras sangrentas, trazia consigo a tenda que o tapa da chuva e elementos de virilidade guerreira nos alforges do seu cavalo, feitos de metal, de pedras preciosas e de couro com uma mistura de simbologias que traduzem o seu contacto com outros povos, com outras religiões. no longo caminho de gerações, até chegar à Península.

Estela do período Visigótico com arco em ferradura encontrada em Mértola
Na segunda metade do séc.VI as tropas de Justiniano trouxeram para a península o prestígio da grandiosa arte bizantina e fizeram com que a poderosa civilização dos visigodos convertidos, atingisse o seu apogeu, na segunda metade do séc.VII.
Os visigodos contribuem com a sua arte decorativa, fruto do seu nomadismo. O arco de ferradura torna-se então uma constante desta arquitectura, como elemento construtivo já existente na Península.

Arco Emiral; Um legado Visigodo

Arco Emiral - Mesquita Catedral de Córdoba
 Quando Abd al Rahman I desembarca em Almuñecar (século VIII) e fundou o Emirado de Córdoba (756-929) os árabes já tinham começado a usar o arco em ferradura. O primeiro dos governantes Omíadas iria lançar um plano político que colocaria o Al Andalus no centro do próprio mundo islâmico, com a intenção lançou a primeira pedra  da Mesquita de Córdoba em 785. O emir construiu a mesquita em tempo surpreendente. Foi construída em apenas um ano, tal era certa a urgência para ganhar prestígio e consolidar o seu poder e, para isso forçou a contratação de artesãos locais que operavam perfeitamente o arco em ferradura Visigótico. Para isso recorreram a ruínas Romanas e Visigóticas nas redondezas, dai se compreende a semelhança entre os arcos Emirais e os Visigóticos.

O arco Califal - O triunfo Hispano-Muçulmano

Porta de San Esteban



O arco Hispano-Muçulmano atinge o seu apogeu no séc IX .  Embora tenha nascido no período Emiral a partir de um ponto de vista artístico pode-se falar sobre Arco Califado. A sua primeira manifestação aparece no arco superior da porta da fachada original da Mesquita  de Córdova na porta de San Estêban.

O apogeu do arco em ferradura; Lobulos e cruzes.

Mesquita de Cordova
                                 
Com o nascimento do Califado de Córdoba (929-1031) a arte muçulmana atingiu o seu apogeu. No magnífico palácio de Medina Azahara (936) assim como na Mesquita de Córdoba surgem as manifestações mais requintadas de arte Andaluza, incluindo arcos lobulados (originalmente da Mesopotâmia) e cruzando arcos com a utilização de estuques.


Fontes : Creswell, K.kC. Compêndio de Arquitectura Paleo Islâmica. Public. Universidad                                         de Sevilla, vol. l.

             Gomes-Moreno. M. Retazos. Ideas sobre Historia, Cultura y arte. Cons.Sup.                                  Invest.Cicntíficas .1970.

             Saldanha, F.; A.A. Silva. Arte Visigótica em Portugal. Tese Doutoramento.                                        Faculdade de Letras de Lisboa, 1962.

Fotos . José Alberto Ribeiro
            Obrigado João Ribeiro pela foto do arco de Faro

Sem comentários:

Enviar um comentário