terça-feira, 17 de junho de 2014

Casa Alife - Exemplo de uma habitação do período Almoada ( Sec XII / XIII)



No Castelo de Paderne aquando das ultimas escavações, trouxeram á luz do dia um exemplo típico de habitação Almoada.
Esta casa é um espaço central fechado entre si virado para dentro e com poucas aberturas ao exterior, sendo organizada a partir de um pátio central interior com ligação directa a todos os compartimentos que compunham a casa tais como o salão a alcova e cozinha e por vezes a latrina. Este pátio era o coração da casa, servia de ventilação e iluminação aos restantes compartimentos.
O salão da casa era o local privilegiado de convivo, trabalho, repouso e partilha de alimentos.
A cozinha era um espaço independente e tinha uma subdivisão entre espaços para armazenamento e uma área de fogo no chão.
As entradas estavam localizadas nos cantos da fachadas e davam para um corredor lateral disposto em cotovelo.
Este tipo de casa apresentava na parte superior terraços ou açoteias, sendo o tecto feito com canas e argila e cobertos com telha de canudo (meia cana), podendo ser de uma ou duas aguas, esta técnica foi utilizada no Algarve ate pelo menos á primeira metade do século vinte.






A casa Alife situa se no cruzamento da rua principal do castelo e de uma rua secundaria junto á muralha sudoeste, é o exemplo mais representativo de uma habitação Islâmica até á data no castelo de Paderne, dispondo de um patio rectangular pavimentado por lajes que substituíram os ladrilhos originais. Em torno deste pátio central dispõem se oito salas que ainda são de difícil interpretação devido ás sucessivas remodelações ao longo da sua ocupação. A única porta visível situa se na rua secundaria e ja não obedece ao modelo Almoada de corredor em cotovelo visto que tem o seu acesso directo a uma das divisões, fruto de remodelação ja em era Cristã.



Sem comentários:

Enviar um comentário